BESOURO


ÚNICO


Num cenário de estreias grandiosas, Besouro é um daqueles filmes que chega de mansinho e vai conquistando aos poucos seu espaço. Com o trailer (veja aqui embaixo) absolutamente perfeito, o filme tinha tudo para ser um dos melhores filmes brasileiros. Acaba sendo, mas não é... ao mesmo tempo... (estou confuso). É um filme brasileiro muito diferente do que se costuma ver; não se fala de dramas sociais, comédias do sexo ou representação da pobreza ou violência.

Besouro é uma lenda cantada nas rodas de capoeira e conta a história de um homem que lutava pelos direitos dos negros numa época em que eles continuavam a ser tratados como escravos mesmo depois da sua libertação. O apelido deste homem vêm do fato de dizer que, assim como o inseto, não devia voar mas “avoa”. A história se passa nos anos 20 no Recôncavo Baiano e narra a trajetória deste homem que, segundo a lenda, tinha o corpo fechado.

O filme é belo em todos os sentidos. Fotografia, direção de arte... e, mesmo sem ser ator profissional, o ator que interpreta o personagem principal (Aílton Carmo) não deixa nada a desejar. Para as cenas de luta foi chamado o mesmo coreógrafo de O Tigre e o Dragão“, “The Matrix” e “Kill Bill”, mas deixa muito a desejar no quesito roteiro. Besouro tinha tudo para ser perfeito pelos motivos citados acima; não é mas chega muito perto. De qualquer forma, é um filme indispensável... onde retrata a vida do negro no passado e mostra o misticismo do camdomblé de uma forma muito bonita e sem preconceitos – o camdomblé na essência. Um filme que emociona... A direção é o primeiro filme de meu colega de profissão João Daniel Tikhomiroff.

Tá sendo difícil para mim escrever sobre esse filme porque mesmo esperando mais do filme, ele é bom. Só sei que você tem que assistir! Assista e volte aqui pra dar sua opinião... E nem invente de baixar ele pela internet ou comprar um pirata por aí... Vamos valorizar o bom cinema nacional. Não é todo dia que temos um filme assim.

Veja aqui o trailer:





1 comentários:

Larissa Santiago disse...

e eu quero assistir!

beijos

Postar um comentário

DEIXE AQUI A SUA OITAVA OPINIÃO.