COMER REZAR AMAR


NECESSARIAMENTE NESSA MESMA ORDEM

Este filme é baseado na obra auto-biográfica que virou um best seller de Elizabeth Gilbert. Não li o livro mas fui ao cinema sabendo que era um filme-divã ‘para mulheres’.

Lisa é interpretada por ninguém menos que Julia Roberts que ficou devendo dessa vez uma interpretação mais Julia Roberts. Comer rezar amar (assim mesmo, sem vírgulas) conta a história de uma mulher que foi à Bali atrás de um guru (uma figura esse gurú!) que lhe disse que ela ia perder todo o dinheiro que tinha e que ia ter dois casamentos (um que seria curto e outro que seria longo). Previsões acertadas. Lisa, rica e bem casada, entra numa crise existencial e pede o divórcio do marido que a toma todo o seu dinheiro. Logo depois ela encontra um ator jovem por quem se apaixona e têm sua segunda crise existencial e decide (não sei com que dinheiro) ir para três países em um ano.

Primeiro é o comer; Lisa vai para a Itália e lá se permite engordar. Cenas muito bem produzidas e fotografia ótima. Faz algumas amizades e come que nem uma condenada. Cada massa... de dar água na boca... Na Itália também ela conhece o "prazer de não fazer nada" e, de lá segue para a Índia, local onde ela busca o tão buscado e sacrificado equilíbrio e depois volta à Bali para reencontrar seu guru e amar.

Nessas viagens ela vai aprendendo e refletindo sobre a vida. Não vou contar detalhes do filme que, por sinal achei muito longo sem necessidade, mas vale ressaltar que o Brasil está representado pela Bossa Nova em muitas cenas e por Felipe (Javier Bardem) - um rapaz brasileiro que ela se apaixona e que, inclusive, é até hoje o atual marido da personagem real e escritora do livro o casamento longo. O segredo é esse... viver comendo, rezando e amando.

2 comentários:

Carla Araújo disse...

Eu gostei do filme, principalmente do gurú, que nunca viaja de avião porque não tem dentes. kkk Uma figura esse gurú realmente! Bom, eu estou ansiosa para ler o livro.

anonimo de salvador disse...

retrato da minha vida né? sou a julia roberts da colina. só digo isso.

Postar um comentário

DEIXE AQUI A SUA OITAVA OPINIÃO.